Warning: include(/home/storage/5/f6/e8/ciadoperfume/public_html/infoproduto/wp-content/upgrade/diff.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/5/f6/e8/ciadoperfume/public_html/infoproduto/index.php on line 61

Warning: include(): Failed opening '/home/storage/5/f6/e8/ciadoperfume/public_html/infoproduto/wp-content/upgrade/diff.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/5/f6/e8/ciadoperfume/public_html/infoproduto/index.php on line 61
O que é um InfoProduto?
Home » Sem categoria » O que é um InfoProduto?

O que é um InfoProduto?

Infoprodutos são caracaterizados por qualquer conteúdo digital que possa ser disponibilizado na internet, seja para venda ou para distribuição gratuita. Podcasts, Vídeo Aulas, WhitePapers, eMagazines, Webinários (webinars), eBooks (livros digitais), Screencasts AudioBooks, e etc. A maioria dos produtos digitais podem ser denominados como InfoProdutos. Mas na prática o que é um infoproduto?

ebook-infoproduto

No Brasil e no mundo o comércio de infoprodutos está numa grande crescente, os eBooks por exemplo são grande parte dessa evolução. Transformando livros comuns em livros digitais, os eBooks são a democracia em forma de conteúdo, já que o produto físico é susbstituído por downloads e links para a entrega do desse conteúdo. Muito populares nos ramos de auto-ajuda, saúde, marketing e empreendedorismo, os eBooks são muito comuns na internet. Exemplos de eBooks como a Menina do Vale de Bel Pesce (http://www.ameninadovale.com/) e Sonho Grande de Rodrigo Dantas, são bons exemplos de produtos que saem do formato de livros digitais e ensaiam estréias em outros formatos. Outra grande crescente são os podcasts, que através de smartphones, gateways e ipods, podem ser compartilhados, comprados e acessados facilmente. Vamos aprender um pouco mais sobre cada tipo de infoproduto no tópico a seguir.

Exemplos de InfoProduto.

eBook – Livros digitais em formatos de PDF ou Documentos de texto que são disponibilizados através de downloads. Muito comuns em conteúdos de empreendedorismo, auto-ajuda, saúde e marketing. Ebook Grátis e Ebook de Romances são os termos mais procurados por leitores de Ebook.

Bons exemplos de eBooks: Sonho Grande, A Menina do Vale, Emagrecer de Vez.

 PodCasts (ou VideoCast) – São áudios digitais em formatos de MP3, MP4 ou AAC, ou formatos de vídeos para difundir conteúdo de programas, entrevistas e periódicos. O nome Podcast vem de “Personal On Demand” (POD) e o cast de broadcasting.

Exemplo de Podcast: Nerdcast do Jovem Nerd, Café Brasil

Webinários (webinars) – É a WebConferência. Muito comum para difundir lançamentos ou reviews de produtos e serviços, os webinars são bastante usados na captação de leads também. O formato comum desse tipo de infoproduto é a apresentação onde somente o interlocutor fala, em alguns casos permite-se interação por parte dos convidados via chat.

White Papers – Muito usados por órgão governamentais e por empresas, os white papers são os chamados de “livros brancos” para falar sobre alguma nova tecnologia, sobre alguma mudança de estratégia ou também para amparar algum lançamento. Alguns bancos também usam para difundir o uso consciente do dinheiro, o Itau por exemplo é um bom exemplo.

Exemplo de White Paper: Itau Crédito Consciente

Screencasts – são vídeos produzidos através da própria tela do computador, tablets ou por smartphones. Screencasts são a democracia dos vídeos, já que possuem um custo baixíssimo de produção. Alguns programas como o CamStudio ajudam produtores de screencasts a publicar conteúdo como esse.

AudioBooks – Como o próprio nome já diz, audiobooks são livros narrados em formato de MP3. Também possuem um baixo custo de produção. Possuem uma grande vantagem pela distribuição, já que podem ser ouvidos através de Ipods e smartphones.

Vídeo Aula – são bastante usados por blogueiros, videologgers e também palestrantes. Algumas universidades americanas como Stanford e Harvard são grandes produtoras de vídeo aulas. A popularização do Youtube proporcionou a profissionalização desse formato.

eMagazines (eZines) – São revistas digitais. Produzidas em formatos PDF ou conteúdo fornecido através de assinatura, as revistas digitais atingem um grande momento pelo crescimento das vendas dos tablets (iPads e Kindles).

O grande sucesso dos infoprodutos mais vendidos no Brasil são impulsionados pelo conhecimento de alguns publishers de sucesso. Seja de auto ajuda, marketing, produtos para emagrecimento e até ebooks de romance, os infoprodutos são fontes eficazes de informação. Além de fácil acesso, já que alguns possuem o custo baixo de aquisição e rápido download. A maioria dos infoprodutos são disponibilizados gratuitamente, o que faz da reprodução acontecer rapidamente.

 Mercado Indie

Seja podcast, seja ebook ou qualquer outro formato de infoproduto, a grande vantagem dos produto digitais são a facilidade no acesso. Tanto em preço como em facilidade de distribuição. O grande problema dessa democracia é a quantidade de produtos com qualidade duvidosa. A seleção natural entre qualidade de produção e distribuição é na verdade um desafio no Brasil, que engatinha na produção de infoprodutos. O site Hotmart  é um dos principais canais de distribuição de infoproduto do Brasil e possibilita produtores independentes publicarem seu conteúdo em troca de uma intermediação entre os consumidores. Produtos digitais são o futuro do conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Name *
Email *
Website